14/08/2013

Remédios naturais caseiros para as dores musculares


Remédios naturais caseiros para as dores musculares

 
Remédios naturais caseiros para as dores musculares

As dores musculares são um problema muito recorrente, associadas a diversos tipos de circunstâncias e motivadas por várias causas, sendo na maior parte das vezes problemas pouco complicados. Quando assim é, escusado será perder tempo em filas nos hospitais ou nos centros de saúde. Poderá você mesmo tratar de amenizar o problema em casa.
Além dos tradicionais conselhos de aplicação de calor e de gelo na região afectada, por via de compressas quentes ou frias, que ajudarão a reduzir a inflamação e o inchaço, propiciando um alívio do caso, há outros remédios naturais caseiros que poderá preparar. Fique, de seguida, com algumas sugestões…

Compressa de sal grosso quente


Este é um excelente remédio caseiro e significativamente barato! Só precisará de uma meia feita num tecido duro e de sal grosso. Terá que aquecer o sal numa frigideira durante cerca de quatro minutos. Depois é só colocá-lo no interior da meia, não a enchendo em demasia – a meia deve ficar maleável. A seguir é só aplicar a compressa quente sobre o músculo dorido e mantê-la durante cerca de 30 minutos. Poderá repetir o procedimento duas vezes por dia.

Chá de canela, erva-doce e mostarda

Esta é uma solução caseira devidamente testada por investigadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil. O chá, que além de ajudar no tratamento das dores musculares, pelos seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, também tem um efeito energético, é preparado com canela, erva-doce e sementes de mostarda. As especiarias são misturadas em igual proporção e para cada toma será necessária uma medida de uma colher de chá. Deve levar a água até ao ponto de ebulição (isto é, até quase ferver, quando começam a levantar-se as pequenas bolhas) e depois vertê-la sobre as especiarias, deixando-as em infusão durante cerca de três minutos. Poderá beber uma chávena de chá por dia.

Sumo de melão, limão e uvas

Esta receita é óptima para aliviar as dores e tensões musculares, fruto da sua riqueza em potássio e vitaminas A e C. Deve bater cerca de 30 gramas de melão com 120 gramas de uvas sem as sementes no liquidificador. Depois adicione o sumo de meio limão. Deve tomar uma vez por dia. Se o fizer logo após a actividade física, o processo de recuperação muscular será mais acelerado e mais eficiente e, logo, as dores musculares serão menores.

Sumo de pêra e maçã com citrinos

Para preparar esta excelente receita caseira para as dores musculares deve começar por retirar as sementes de uma laranja, de uma maçã e de uma pêra. Depois corte as frutas em pequenos cubos e leve-as à liquidificadora. Após misturadas, junte meio limão cortado em rodelas e livre de sementes. Devem beber-se dois copos deste sumo diariamente.

Sais de banho com óleos essenciais

Tomar um banho quente é uma excelente forma de aliviar as dores musculares. Ora se ao banho adicionar esta receita natural os resultados serão ainda mais eficazes. Para preparar este remédio caseiro terá que ter em casa cerca de 200 gramas de sais de banho de qualquer tipo que deve juntar com cerca de 100 gramas de bicarbonato de sódio. Depois deverá juntar os óleos essenciais – pode optar por ervas como o alecrim, o eucalipto e o gengibre. Após isto será preciso esperar algumas horas antes de poder usar a mistura obtida. Esta receita segue os princípios da homeopatia e deverá colocar até 10 colheres da mistura na banheira, com a água quente, e aproveitar o seu banho revitalizador.

Fonte :doresmusculares.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes